Ter ou Não Crias?!

 

Quase todos nós um dia sonhamos em nos casar, seja oficialmente ou não, mas ter alguém para conviver junto connosco. Depois que isso acontece logo vem o desejo de se ter filhos e isso nem sempre acontece na hora mais certa, mas eles vem e crescem e já começa a nossa torcida para que venham logo os netos.
O proprietário de cães também é assim, um belo dia do nada olha pró seu filho de 4 patas e pensa. "Tão bom se você tivesse/fizesse filhos para vermos." Ou então "Gostaria tanto que você tivesse um filho para lhe fazer companhia" e por aí vai tantas outras vontades como essas que citei.
Sinceramente pelo lado afectivo, acho perfeitamente natural e aceitável é feitio do ser humano pensar assim.
Só que na minha opinião não pode ser só esse tipo de pensamento o decisivo de ter ou não crias. Existe muito mais em jogo.

Quando se escolhe um animal de estimação para conviver longos anos connosco, a cada dia que passar esse animal de estimação passa a ser um "filho de 4 patas que temos". E como todo pai responsável quer o melhor para seus filhos e para a futura família esse pensamento tb é válido para os nossos filhos de 4 patas.
Ocorre que a escolha que foi feita, aconteceu em razão do ato de gostar/admirar uma determinada raça. Uma raça seja ela qualquer, carrega sobre sí um legado de muitos anos de estudo, trabalho, despesas, alegrias, tristezas de pessoas que num certo ponto de suas vidas por gostarem demais de um determinado cão resolveram começar a criar com o objectivo de aprimorar a raça e isso vem acontecendo já a longos anos.


Para um Criador o objectivo de um cruzamento é que os filhos gerados sempre sejam melhor que os pais em qualidade. Para ser igual ou inferior melhor não ter o cruzamento. Para o proprietário de cão apesar da carga emocional, também tem de ter esse tipo de objectivo. Já que se o resultado do cruzamento for ruim ele estará fazendo a sua raça preferida andar para trás.
Só que o risco de fazer a raça andar para trás já deve ser cortado na mesma hora que se tem a ideia de fazer o cruzamento. Digo cortar porque nessa hora tem de se deixar "o coração de lado" e ser racional, responsável e ai logo viriam algumas perguntas como essas:
* Estaria o cão/cadela a altura do legado da raça mesmo tendo Pedigree (LOP)?
* Estaria o cão /cadela livre de doenças características da raça?
* A idealização do cruzamento na escolha do macho ou da fêmea iria de alguma forma contribuir para a melhoria da raça?
E essa responsabilidade é IGUAL tanto para o dono do macho quanto para o dono da fêmea, já que o filhote é gerado por ambos. Da mesma forma que o destino dos filhotes dessa ninhada é de ambos e não só do dono da fêmea como muita gente pensa porque o macho contribuiu para a geração da ninhada.
Afinal o proprietário de um macho pode um dia deparar com um cão de rua e esse cão de rua pode ser filho do seu cão, caso ele não tenha tido nenhuma preocupação com os filhotes depois que o cruzamento foi feito.
Não é comum virarmos as costas para um neto nosso, então porque fazer só porque é um "neto de 4 patas".

Consciente do que foi escrito acima e com a aprovação de ambos os cães em todos os exames de despiste, vamos fazer o cruzamento. Afinal é tão fácil, basta deixar os cães "a brincar que em pouco mais de 60 dias vemos o resultado. Os SRD fazem sempre isso se multiplicando cada vez mais. Não deve existir nenhuma dificuldade.
Aí que está o erro. Exactamente pela carga emocional que existe acaba não sendo tão fácil assim. A Mãe Natureza cuida e faz a selecção no caso dos SRD, mas nos nossos filhos de 4 patas quem cuida somos nós. Afinal eles estão dentro da nossa casa e o cruzamento aconteceu porque NÓS quisemos.
Salvo acordo feito antes do cruzamento, acaba que as despesas($) e todo o trabalho braçal(TB) recai sobre o dono da cadela.
Por instinto as cadelas acabam fazendo o parto sem precisar ter ajuda e também cuidam da ninhada e também a amamentação. Só que imprevistos acontecem e como se trata da nossa filha de 4 patas, que cuidados devem ser tomados como prevenção.
- Consultas ao veterinário para se saber se esta correndo bem a gestação. Os procedimentos que o veterinário indicar que devem ser feitos. ($)
- Ultrassonografia para se tentar determinar o nº de filhotes a fim de termos certeza que todos nasceram ($)
- Se essa ultra não for conclusiva na contagem de filhotes, uma outra depois do parto para saber se não ficou nenhum sem nascer ($).
- Alimentação mais rica já que ela tem mais bocas a alimentar tanto na fase de gestação como na fase de amamentação ($).
- a presença do veterinário na hora do parto já que existe o risco da cadela se atrapalhar e não dar a assistência necessária no momento do nascimento daquele filhote demorando a romper a bolsa, ou cortar o cordão umbilical muito em cima podendo causar mais tarde uma hérnia e umbigo, ou não fazer a limpeza do filhote e assim não retirando a secreção que eles ainda podem ter causando assim a dificuldade de respiração e a morte desse filhote($$)
- a limpeza que precisa ser feita no local após o nascimento de cada um dos filhote, porque de limpo um parto não tem nada e multiplique isso pelo nº de filhotes($)(TB)
- e o pior de tudo uma cesariana, onde além da presença do veterinário é necessário o anestesista e mais algum ajudante e depois toda a medicação por conta da cirurgia. ($$$$)
Gostaria de lembrar que um parto pode muito bem começar normal e correr dentro da normalidade e der repente virar uma cesariana. E outra, geralmente os partos são sempre a noite quando o ambiente está calmo e por vezes se prolonga por toda a madrugada e as vezes na manhã seguinte. Portanto dormir para você, sem chance!!
Estou "pintando um quadro muito negro"???? Posso, mas não pode ser descartado.
Passado o ato do nascimento, a cadela terá de estar num ambiente limpo($) já que os recém-nascidos estão totalmente sem protecção, isolado($), com entrada reduzidas de pessoas já que podem trazer doenças nas roupas que chegaram da rua e proibida para pessoas desconhecidas e de outros animais. Afinal suas crias estão sobre o seu cuidado e pode não ser tolerada a presença de estranhos e pode ter a cadela reacções que ela nunca teve antes de partir para cima da pessoa que não é muito do convívio dela e sair pisoteando os filhotes.
Sendo a cadela uma boa mãe estará sempre cuidando de seus filhotes, amamentando, induzindo e ensinando a fazer o xixi e o cocó e os limpando depois disso. É maravilhoso ver a nossa filha de 4 patas deitada e todos os filhotes mamando. Acaba sendo uma emoção muito grande.
Mas tenho de voltar a pintar o "quadro negro".
Se o parto tiver sido de cesariana, ela dorme pela anestesia sem filhotes e quando acorda tem um monte de filhotes ao redor dela chorando de fome porque na cesariana o leite demora mais a vir já que o 'Start" que o organismo tem no parto normal não acontece com a cesariana. Se a cadela já tiver tido algum parto antes menos mau, mas sendo o 1º, até ela entender que os filhotes ao seu redor são seus vão horas ou até dia, assim como o aparecimento do leite. E aí caberá a você o trabalho que ela não estará fazendo, isto é, estar colocando sempre os bebes para mamar fazendo com isso que o leite logo venha, induzindo-os a fazer o xixi e cocó porque eles não nascem sabendo (e sabemos muito bem o que acontece quando só comemos e não colocamos para fora) e ao acabar de fazer isso com todos você precisará se limpar porque estará toda(o) molhado de xixi e sujo de cocó (TBTB)
Isso tb acontecera se a cadela por inexperiência, talvez por ter sido cruzada sem o amadurecimento necessário, ou mesmo por não ser boa mãe pode deixar a ninhada largada e caberá a vc todo o trabalho que deveria ser dela (TBTB).
Portanto nos 1ºs dias supervisionamento constante da ninhada, até que se tenha confiança no tratamento que ela esta dando aos filhotes.
Ninhada grande, estará o leite dela suficiente para desenvolver os filhotes? Daí pesagens diárias da ninhada verificando num todo o ganho de peso(TB). Isso não acontecendo suplementação na alimentação da cadela para enriquecer e aumentar a quantidade de leite($).
Por mais que a cadela seja uma boa mãe cuidado da ninhada e deixando os filhote e o local limpo vc sempre terá de fazer limpeza e essa limpeza vai se tornando mais frequente($) com o passar dos dias já que eles estão ficando maiores, mamando mais e fazendo mais xixi e cocô e piora ainda mais quando eles já começam a andar. (TBTBTB)
Será necessário tb uma observação se todas as tetas estão sendo "esvaziadas" para não correr o risco de empedrar, causando assim muitas dores a cadela, como rachaduras no bico e as vezes coisa muito pior podendo inclusive por em risco a vida da cadela ($$$)
Começa tb a acontecer mesmo a cadela sendo uma boa mãe o início da perda de paciencia com os filhotes, afinal eles já estão maiores, sugam com mais força a teta, estão com dentes e assim machucam a cadela como tb suas unhas a arranhando e aí vc dentro da sua supervisão terá de obrigar a cadela a ter peciencia e deixar que eles continuem mamando.

Por volta dos 20 dias vermifugação na "galerinha" ($)
Por volta dos 25 dias o início da papinha de desmame que tanto pode ser com a ração que vc normalmente usa sendo para filhote sendo moida ($)(TB) ou então sendo comprada pronta ($$). Só que será vc que terá de alimentar cada um dos filhotes e no final estará vc, filhote, a mãe com papinha de desmame numa lambança só!!!(TBTBTB)
E não é dificil acontecer diarreia nesse período já que estara começando a dar uma alimentação que os filhotes não estão acostumados (TBTBTB)
Lá pelo 35ª se a cadela ainda estiver com paciencia de amamentar os filhotes ou vc fazendo com que ela ainda os alimente começa a fase do desmame da cadela de forma que vc consiga secar o leite dela sem que seja necessário recorrer a medicamentos. Conseguindo, ótimo. Não conseguindo...($)
Tb por essa época a 2ª dose de vermífugos, a dose já será maior já que estarão mais pesados.($$)
Aos 45 dias a 1ª dose de vacina ($$$$$) e some-se a isso:
Alguma visita que o veterinário tenha feito ($)
Registro da Ninhada para obtenção do pedigree (LOP) ($$$$$)
Anúncio para venda da ninhada ($)
Paciencia para atender os futuros proprietários, já que com toda a razão eles te encherão de perguntas, algumas cabíveis outras sem total cabimento já que alguns gostam de aparentar que estão muito bem informados e vc sente que está mais para a situação de que "ouviu o galo cantar, mas não sabe onde e aí caberá a vc dar as informações necessárias a que ele tem direito. (TBTBTBTB)

Chega o dia da entrega dos filhotes. Pra mim, a pior parte de todo esse processo. Pq depois de todo esse trabalho que resumidamente expuz acima dá vontade de ficar com todos eles.
Só que isso se torna impossível e aí vem as dúvidas.
- Será que esse "sujeito" tratará bem do filhote ainda durante a quarentena já que ainda não tomou todas as vacinas??
- Poderá esse filhote ser um dia abandonado?
- Será esse um bom proprietário para esse filhote que cuidei com todo o carinho??
- Terá ele recursos financeiros para arcar com as despesas de ter um cão em casa??
A cada filhote que se vai são sempre as mesmas dúvidas e cada vez vai ficando vazia a maternidade antes tão cheia de alegria, pq é muito bom vc se sentar no meio deles e brincar com todos ao mesmo tempo......

Tudo isso que escrevi, acaba sendo um resumo já que muitas coisas com certeza deixei de comentar.
Quero mostrar com esse texto que quem realmente levar adiante o desejo de ter crias precisa saber que necessitára de tempo, paciencia e dinheiro. Terá muitas alegrias, como tb poderá ter tristezas, mas de certo, muito, mas muito trabalho.
Exatamente pelo trabalho todo que dá e as despesas que muitos "criadores" logo põe os filhotes a venda tirando assim de cima deles o trabalho e as despesas maiores e sendo vendidos cedo os filhotes acabam perdendo uma vivencia importantissima para eles onde a mãe e seus irmãos tem papel fundamental. Daí que o ideal é que a entrega desses filhotes venha acontecer após 60 dias de vida.
_________________
Alcides Moraes
Pineland Kennel
in www.pinelandkennel.net
"Criando a Raça com o carinho e o respeito que Ela merece"