Exercício

A IMPORTÂNCIA DO EXERCíCIO

- A maioria dos cães que hoje são animais de estimação foram criados para trabalhar para os humanos, e muitas das suas ocupações eram verdadeiramente desgastantes. Eram verdadeiros atletas e tinham que trabalhar duramente, por vezes o dia inteiro. Pastores Australianos, Border Collies, Corgis e Old Englisb Sbeepdogs são cães pastores e ainda hoje ajudam a guardar os rebanhos e o gado. Todos os Retrievers, Pointers e Spaniels são cães de caça, incluindo os Labradores, GoIden Retrievers, German Shortbaired Pointers e Brittanies. Existem cães criados para perseguir e capturar as presas, como os lrish Wo!fhounds e os Whippets, e cães especialmente aptos para farejar o rasto da presa, como os Perdigueiros e os Beagles.
Os Cães de Montanha de Berna, os Terra-nova e os Rottweilers eram animais de tracção, tal como os cavalos. Os Mastins, os Rottweikrs e os Grand Danois vigiavam os terrenos dos donos e protegiam-nos de intrusos e predadores. As tarefas que os cães têm desempenhado desde sempre são tão variadas como as próprias raças.
- Quando os cães são mantidos como animais de estimação, estes instintos são frequentemente desaproveitados e, muitas vezes, a frustração, o ócio e a falta de exercício podem causar problemas de comportamento. O seu Border Collie pode decidir começar a reunir o seu -rebanho" de gatos ou de crianças, tal como um Grand Danois pode começar a ladrar e a aterrorizar intrusos, sem se aperceber que eles são, de facto, os seus vizinhos.
- Muitas dessas frustrações podem ser superadas. Em primeiro lugar, dê ao seu cão uma tarefa para fazer, como, por exemplo, ir buscar o jornal todas as manhãs. Ensine-o a apanhar e a arrumar os brinquedos dos seus filhos dentro de um caixote. Faça-o apanhar as toalhas molhadas da casa de banho e ensine-o a colocá-las no cesto da roupa suja. As tarefas estimulam o seu cão mentalmente e fazem-no sentir-se útil - estas são duas coisas fundamentais para ele.
Em segundo lugar, mantenha os exercícios de treino, para que o cão esteja activo física e mentalmente. Continue a ensinar-lhe coisas novas, incluindo uma variedade de habilidades (falarei deste assunto mais adiante).
Em terceiro lugar, assegure-se que ele faz exercício físico suficiente: um longo passeio, uma sessão vigorosa de corridas para apanhar: uma bola de ténis ou uma corrida atrás da sua bicicleta. O exercício deve ser apropriado à raça, idade e condição física do seu cão. Mas se o seu cão tem passado a vida a vegetar, comece devagar e ajude-o a recuperar a forma física gradualmente. Se não gosta de músculos doridos, saiba que o seu cão também não.
- O exercício físico é bom para a mente e para o corpo do cão. Nós também aprendemos (e por vezes da maneira menos agradável) que o exercício físico é bom para nós; é a mesma coisa com os cães. Um cão em boa forma física terá menos problemas de obesidade, artrite e outros problemas relacionados com o excesso de peso.

 Como o Labrador é um cão robusto, necessita de exercício, sobretudo de exercício certo. Embora seja um cão forte e com muita resistência não é, contudo, um corredor. Só é adequado para exercícios de agilidade.
A razão para este facto é a seguinte: ele é demasiado pesado para executar exercícios de velocidade. Por isso, além de ser prejudicial à saúde, o seu cão não deverá correr, por exemplo, ao lado da bicicleta durante muitas horas.

Dado que o seu cão só desenvolve completamente o seu esqueleto e a sua musculatura ao completar os dois anos, torna-se absolutamente necessário que este não desenvolva esforços excessivos durante esse período.
Mesmo após o primeiro ano de vida, o seu corpo continua em desenvolvimento. Por isso, se gosta de fazer grandes passeios a pé ou de bicicleta, vá treinando devagar ao princípio.
Uma das proibições no exercício do Labrador é subir escadas. Isto não significa que ele não «possa» mesmo as subir, mas deve-se evitar ao máximo. Por exemplo, se você viver no 4º andar de um prédio, deve evitar que o seu cão tenha que andar constantemente a subir e a descer as escadas.

Não se esqueça que qualquer esforço excessivo pode afectar o seu cão para sempre, pois os seus músculos e tendões ainda não estão totalmente desenvolvidos.
No quadro a seguir está uma referência sobre a quantidade de exercício que o Labrador necessita. No entanto, se ao fazer a quantidade de exercício proposto no quadro verificar que ele fica constantemente cansado, deve parar imediatamente a rotina e reduzir o exercício.



PLANO DE EXERCÍCIOS E DE AULAS

Idade do cão

Brincadeira/Correria

Passeio

Aulas

até 5 meses

5 min. 6 x dia

10 min. x dia

-

até 12 meses

20 min. 3 x dia

15 min. 3 x dia

5 min. 5 x dia

mais de 12 meses

1/2 horas 1 x dia

1 hora 2 x dia

1/2 hora 2 x dia

 

Se quiser que ele o acompanhe nas suas viagens de bicicleta, não acelere demasiado. Caso contrário, este não o irá conseguir acompanhar.
Já o esqui de fundo, a natação e os passeios a pé podem ser feitos pelo Labrador.
Seguidamente apresentamos alguns dos divertimentos preferidos pelo Labrador:

 

JOGOS

Trazer à mão - Jogo

Como o Labrador provém de uma raça caçadora, desde pequeno que ele tem atitudes de caçador: costuma pôr todo o género de objectos na boca, arrastando-os por todo o lado.
Caso deseje que o seu cão faça provas de resistência mais tarde, esta é a altura ideal para o começar a treinar: ele deverá começar por, logo que possível, saber distinguir um brinquedo de um objecto. Além disso, deverá saber quando é a altura de o trazer até si (quando você diz «dá»).
Para um correcto modo de treino, o tempo não deverá exceder as duas vezes diárias, pois desse modo ele cansar-se-ia e não iria praticar o treino de livre vontade. Deverá treiná-lo durante cinco minutos de cada vez, enquanto é cachorro.

Para começar o treino, proceda do seguinte modo:

- Escolha um objecto mole para o treino, como por exemplo umas meias velhas, uma bola mole ou um boneco próprio para os cachorros;
- Espere até que o seu cão se sente a seu lado. Depois mostre-lhe o boneco e deixe cheirá-lo;
- Para que lhe chame mais a atenção, segure o boneco nas suas mãos e esfregue-o de encontra este, para ficar com o seu cheiro;
- Atire-o para perto dali e depois, com um tom estimulante, diga-lhe a palavra imperativa «traz»;
- Ele irá imediatamente correr para agarrar a presa! Depois, assim que ele faça isto, chame-o de uma maneira convidativa para si;
- Caso ele não venha, chame-o novamente. Se também não vier, vire-lhe as costas e vá-se embora. Ele certamente irá ter consigo;
- Quando ele vier ter consigo, tire-lhe a presa, dizendo «dá» ao mesmo tempo.
- A maior parte dos Labradores irá gostar deste divertido jogo. Para aumentar mais o divertimento, experimente esconder primeiro o boneco antes de ordenar o seu cão a ir procurá-lo.

A Água no Mundo dos Labradores

A água é o elemento vital de todos os organismos vivos e o Labrador não é excepção! Mas, para o Labrador, a água tem outras funções mágicas: ele adora chapinhar nesta e também nadar.
É isso mesmo, o Labrador é um excelente nadador, além de adorar a água. E, além disso, a água favorece a sua saúde e fortalece os músculos.

Existem vários modos de você proprocionar este divertimento ao seu cão:

- Vá com ele para a água, nadando ao pé dele. Ao mesmo tempo, mostre-lhe que se está a divertir. Faça isto ao princípio, para ele se habituar;
- Depois, já em terra, atire para a água um objecto que flutue (como uma bola, por exemplo) e diga «traz». Tenha atenção para não o mandar longe demais. Depois espere que ele o vá buscar e, quando ele o troxer, espere que se sente e tire-lhe a presa;
- Este modo aqui só pode ser praticado em águas calmas: esconda um objecto junto à margem ou numa bóia própria e depois deixe o seu cão o ir procurar. Quando ele o encontrar, faça-lhe um elogio.

 

O Jogo das Escondidas

Neste jogo, um elemento da sua família fica a segurar no cão enquanto o dono o chama, foge e se esconde. Da primeira vez, continue a chamá-lo, para que a missão seja fácil. Quando o encontrar, elogie-o com entusiasmo. Assim que ele tenha percebido o jogo, chame-ouma ou duas vezes e depois cale-se. Deixe que ele o procure. A outra pessoa pode mante-lo ao corrente da buscae, se o cão estiver atrapalhado, chame-o de novo. O outro também pode incitar o animal a procurar a pessoa escondida: "Onde está o dono?", "Vai à Susana!". Usar o nome próprio é útil, para que o animal aprenda a identificar as pessoas pelos seus nomes. Isto pode dar jeito sempre que quiser chamar o seu cônjugue ou um do seus filhos.

 

in site: https://www.caotinhodolabrador.com/