SER CRIADOR

 

Para nòs ser criadores desta maravilhosa raça é  sacrificar nossos interesses pessoais, financeiros, tempo, amizades, e abdicar de ter em  casa tapetes, e objetos de decoração bonitos. Deixar de lado os sonhos de fazer ferias luxuosas em prol de estar  sempre perto dos nossos Labradores.

é recusar um convite para jantar porque temos um parto a fazer, ou porque temos que ajudar a dar de comer aos recém nascidos. Não nos importa os fluidos desagradáveis que saem na hora do parto, e se é preciso faz respiração boca a boca em um recém nascido para salvar-lhe a vida, dando praticamente o sabor da vida a esta criatura desprotegida e terna .

Existem vários tipos e linhagens de Labrador . Uns mais altos, outros mais baixos, outros com stop e focinho comprido de mais ,enfim, dentro do padrão .

Nosso objetivo é criar e trabalhar com Labradores que tenham um tipo já definido, Labradores de estrutura forte, cabeças mais largas e de stop bem definido.

                                                                                                                                              Fernando Valdemar DaCosta

 

      "O Verdadeiro criador"

Um renomado criador é como a cabeça de uma família. Ele sente responsabilidade pela raça, pelos cães que cria, pelos que espera criar e também por todas as pessoas que têm cães de sua criação. Ele gasta tempo e dinheiro sem limite em assuntos que julga ser de interesse para a sua raça.


     É essa responsabilidade incomum, combinada com o sentido de continuidade, que marca a grande diferença entre o verdadeiro criador e um mero produtor de cães.


     O criador é um artista que procura a perfeição; o produtor e o comerciante de filhotes estão unicamente interessados em fazer dinheiro, vendendo filhotes como mercadoria para qualquer pessoa que possa pagar o preço...


     O criador é o elo de ligação entre o passado e o futuro de uma raça. Sendo ele consciente de que o comprador de hoje poderá ser um criador amanhã, ele faz o que pode para educá-lo e incutir nele os ideais e os valores sobre os quais construiu a sua criação.


     Feliz é o comprador novato que adquire o seu primeiro cão de um verdadeiro criador, pois, enquanto o produtor de filhotes pode vender a sua ninhada inteira para um comerciante de cães, o criador insiste em contatos com os que compram os seus filhotes e só os venderá de­pois que se convencer de que o cão e o futuro dono irão se entender bem. Mesmo que esse ‘inquérito’ só seja bem entendido depois da compra, essa é a melhor proteção que o compra­dor novato poderá ter.


     Os produtores e os comerciantes de cães nunca perguntam nada e o único interesse é o de vender os filhotes o mais rapidamente possível, para evitar gastos e trabalho, acabando o seu interesse no ato da venda. O verdadeiro criador é mui­to diferente, mesmo que o cuidado dispensado a seus cães possa lhe causar noites de insônia e aborrecimentos, ele nunca dei­xará que um único filhote ou mesmo um cão mais velho saia de sua casa para outro lar que não seja tão bom ou melhor que aquele onde foi criado. E, mesmo após a venda, a ajuda e os conselhos não acabam, mas continuam pelo resto da vida do cão. Essa responsabilidade é aceita com alegria, sem espera de qualquer recompensa.

Autora do texto: Peggy Adamson
Criadora e Juíza norte-america

 

ESCOLHENDO O CRIADOR
Por Mrs. Bev Molloy

          Este artigo contém, em termos gerais, sinais que poderão advertir quem deseja adquirir um filhote a ser cauteloso, procurar com cuidado, aprofundando-se na pesquisa. Observe que porque um criador fez ou tem feito algumas coisas citadas neste artigo, não significa, necessariamente, que ele seja um criador desonesto. Muito do que segue abaixo poderá ser aplicado na compra de um filhote ou na escolha de um reprodutor.

          O primeiro erro mais comum é fazer negócio com o primeiro criador que se encontra e que pode fornecer aquilo que se está procurando, um filhote ou reprodutor. Tenha em mente que possuir/criar é um grande compromisso que envolve dinheiro, tempo, esforço e sentimento. Não tenha pressa! Comprar/criar por impulso pode acabar em desastre. Muitos criadores ruins sabem que ter filhotes prontamente à venda é sua maior vantagem.

          Seu primeiro passo é contactar vários criadores e ver tantos cães quanto for possível. Como tudo na vida, aquelas pessoas honestas e íntegras em seus negócios e que produzem qualidade, serão muito respeitadas por seus pares. E, claro, o oposto é verdadeiro para aquelas pessoas que produzem com má qualidade.  Familiarize-se sobre problemas da raça e discuta sobre os mesmos com seu veterinário.(Os problemas mais comuns do Labrador Retriever são a displasia coxo-femural e do cotovelo, além de problemas oculares como ectrópio, entrópio, atrofia progressiva da retina, citando alguns dos mais prevalentes. )

          Lembre-se que não existe o cão perfeito, e ninguém tem linhagens perfeitas. O criador deve estar disposto a discutir os problemas de seus cães e o que está fazendo para elimina-los. Se um criador disser que não tem problemas, e que seus cães são os melhores, tenha cuidado!

          Não se ofenda se o criador lhe solicitar referências, ou fazer diversas perguntas, assim como você a ele. Se ele não se preocupa a respeito do tipo de lar para onde irão seus filhotes; ou o tipo de fêmea que irá acasalar com seu padreador, ele provavelmente não está preocupado com qualidade, e sim quantidade. Suspeite se não tiver interesse em relação a procriação de seus cães – por que?

                   Veja os cães que o criador tem. Há cães mais velhos, alguns de outras raças? Se a prioridade é fazer dinheiro, ele tende a desfazer-se dos cães mais velhos, quando estes saem da reprodução. E tambem não tera consigo outros tipos de cães , pois isso é bastante despendioso.

          Há discrepâncias na maneira como trata os cães e como acha que você deverá trata-los – se insistem que você faça do cão um membro da família e deixa seus cães em canis publicos?

          Tente conhecer o pai e a mãe . Caso contrário, suspeite! Se você tem alguma preocupação quanto ao temperamento do pai, mãe ou filhote, não compre!

Veja as condições em que se encontram os pais e a ninhada !!!  A falta de espaço para ter seus Cães livres é um ponto muito fraco!

          Fuja dos ditos "criadores de Varanda"

        E, se particularmente você não gostar do criador, não faça negócio com ele!